Workshop Internacional: Building a Digital Research Infrastructure: ROSSIO case study

     

    Em parceria com DARIAH-EU, a Infraestrutura ROSSIO organiza o Workshop Internacional: Building a Digital Research Infrastructure: ROSSIO case study, que decorrerá em modalidade presencial na NOVA-FCSH (Auditório B3 – Torre B, Campus da Avenida de Berna), nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2023.

    O evento contará com a participação de especialistas internacionais e nacionais nas áreas do património cultural, humanidades e tecnologias digitais, incluindo representantes de instituições-membro do consórcio e provedores de conteúdos ROSSIO.

    Esta formação é destinada a investigadores, professores, alunos e outros especialistas, agentes, profissionais e comunidades das áreas das Ciências Sociais, Humanidades e Artes.

    O evento é gratuito, com INSCRIÇÃO obrigatória e limitada à disponibilidade de lugares. Data-limite para inscrições: 13 de fevereiro de 2023.

     NOVA-FCSH | Avenida de Berna 26 C | 1069-061 Lisboa | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Aqui pode encontrar o Programa, Folheto e o Cartaz.

    Mais informações sobre o PROGRAMA e INSCRIÇÕES disponíveis no Portal ROSSIO

    Bolsas de Investigação para Doutoramento FCT

    O Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros informa de que está aberto um concurso para a atribuição de duas (2) Bolsas de Investigação para Doutoramento, nas áreas científicas de História, História Diplomática, Ciência Política e Relações Internacionais. As bolsas são financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração celebrado entre a FCT e o Instituto Diplomático.

    O concurso estará aberto até às 23h59 (hora de Lisboa) de 15 de março de 2023.

    O edital está disponível aqui ( https://idi.mne.gov.pt/images/pdf/concursos/Aviso_de_Abertura_MNE_IDI_FCT_Final_03.pdf 

    O anúncio está igualmente disponível em https://euraxess.ec.europa.eu/jobs/59747

    Portugaliæ Monumenta Cartographica na Bibloteca de Alexandria

     

    Praça Aristides de souisa mende em jerusalem

    Em nome da Biblioteca Nacional de Portugal, a Embaixadora de Portugal no Egipto, Manuela Franco, entregou à Bibliotheca Alexandrina a Portugaliae Monumenta Cartographica, copmposta por seis volumes e publicada em 1960 por ocasião do 500º aniversário da morte do Infante D. Henrique “o Navegador”.
    As magnificas descrições, com particular atenção à datação e conteúdo dos mapas desenhados ao longo das descobertas geográficas portuguesas, são acompanhadas de ilustrações de grande formato.
    Esta é uma ferramenta de trabalho essencial para o estudo das navegações dos séculos XIV e XVII, nos seus variados aspetos: náuticos, cartográficos e geográficos.

    O Egito e o Cairo Medieval estavam na vanguarda desse período razão pela qual a Embaixada e o Governo de Portugal se orgulham pela sua oferta à Bibliotheca Alexandrina.

     

     

     

    |Escola de Verão - NOVA FCSH | The Modern State of Israel - a socio-political analysis

     


     Entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro  Vai decorrer na NOVA!FCSH o curso integrado na Escola de Verão

    The Modern State of Israel - a socio-political analysis 

    Com o objectivo de proporcionar  uma melhor compreensão da política, cultura e identidade israelita moderna através de palestras, debates e projectos. A Nova FCSH apresenta o curso de verão que decorrerá entre 29 de agosto e 9 de setembro sob a direção da Professora Galia Sabar.

    Ver mais

     

     

    Almoço Network "Relações Diplomáticas Portugal-China: Passado, Presente e Futuro"

     

    É com prazer que vos informamos que a Associação Amigos da Nova Rota da Seda está a organizar o Almoço Network "Relações Diplomáticas Portugal-China: Passado, Presente e Futuro", que contará com o Senhor Embaixador Duarte de Jesus, nosso Amigo, enquanto orador.

    O evento vai decorrer no próximo dia 21 de Julho, pelas 13h, no Restaurante do Círculo Eça de Queiroz.

     

    Para se inscreverem, é favor clicar aqui.

    Colóquio "A Imprensa Estudantil: da Ditadura à Democracia"

     

    A Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em colaboração com a BLX-Hemeroteca Municipal de Lisboa, o HTC - História, Territórios e Comunidades da NOVA FCSH e o ICNOVA, assinala a passagem de 60 anos sobre a Crise Académica de 1962, no mesmo ano em que, em Portugal, os dias de democracia superam os de ditadura, com a organização do colóquio “A Imprensa Estudantil: da Ditadura à Democracia".

    O evento terá lugar nos dias 28 e 29 de março, no auditório Auditório José Gomes Motta (Fundação Mário Soares e Maria Barroso, Rua de S. Bento, 160), com lotação limitada e sujeita a inscrição: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

    As sessões serão transmitidas em streaming através da plataforma zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83359307863.

    Consulte o programa.

    Prémio Aristides de Sousa Mendes da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses

     

    Encontra-se aberto, até 31 de março de 2022, o concurso para atribuição do Prémio Aristides de Sousa Mendes da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses para o melhor artigo académico original sobre política externa e diplomacia portuguesa.

    Para mais informações

    Relatório de Atividades relativo ao Programa Nunca Esquecer – Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto

    Logo Programa Nunca Esquecer

     O Programa Nunca Esquecer foi instituído pela Resolução da Presidência do Conselho de Ministros n.º 51/2020, publicada em 25 de junho de 2020, para preservar a memória do Holocausto, prevenir e combater a discriminação e promover a salvaguarda dos direitos humanos.

    Leia o Relatório de Atividades relativo ao Programa Nunca Esquecer – Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto, da Comissária do Projeto Nunca Esquecer, Marta Santos Pais.

     

     

    Prémio RADI para a Investigação 2022 – 6ª edição

    Estão abertas as candidaturas para a 6.ª edição do Prémio RADI para a Investigação (2022). A Rede de Arquivos Diplomáticos Iberoamericanos (RADI) abre o processo de candidatura a todas as investigações – individuais ou colectivas – cujo tema esteja directamente relacionado com a história das relações diplomáticas no espaço ibero-americano. Essas investigações devem incluir a consulta de documentos constantes nos arquivos diplomáticos da região. 

    As candidaturas estão abertas até 31 de Maio de 2022 e o prémio para a investigação vencedora será de US$2500 (dólares norte-americanos). Poderão ser atribuídas menções honrosas, sem compensação monetária. 

    Para mais informações consulte aqui 

     

    Abertura de Candidaturas ao Prémio UNESCO / Jikji Memória do Mundo

     

    Estão abertas as candidaturas para a 9ª Edição do Prémio UNESCO / Jikji Memória do Mundo.
    Que deverão ser submetidas antes do dia 30 de Abril de 2022

    A submissão das candidaturas deverá ser rececionada pela Comissão Nacional da Unesco até ao dia 20 de Abril de 2022.

    O prazo para a submissão de candidaturas à UNESCO termina no dia  30 de abril.
    Para mais informações consulte 

    Conferência

     "Um século de Internacionalismos: A promessa e os Legados da Sociedade das Nações"

    O Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa divulga a Call for Papers para a Conferência "Um século de Internacionalismos. A promessa e os Legados da Sociedade das Nações", que terá lugar em Lisboa a 19 e 20 de Setembro de 2019.

    A pertinência da reflexão sobre a SDN justifica-se, para além do seu contributo mais académico, pela importância que as questões com as quais se debateu ainda têm na atualidade. A crescente globalização e mobilidade da era contemporânea, seja ela voluntária ou não, cria problemas e normas globais com enorme impacto nacional e local, como seja o tema dos direitos humanos.

    Neste sentido, tal como se passara com a SDN, tem cabido às organizações intergovernamentais definir regimes globais nas mais diversas áreas, do tráfico de drogas, ao terrorismo e aos refugiados. O que nos remete para o papel controverso mas indispensável que as organizações multilaterais desempenham na governança internacional, enquanto definidoras de normas e gestoras dos problemas e dos desafios das sociedades contemporâneas, que necessitam de uma resposta global.

    As Comunicações deverão ser enviadas, até 31 de outubro de 2018, para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Mais informações AQUI 

    DOS ROMANOV A LENINE

     

    Realizou-se no dia 21 de Novembro,  na Biblioteca da Rainha, a sessão de apresentação da obra DOS ROMANOV A LENINE - Relatórios de Jaime Batalha Reis sobre a sua saída da Rússia em 1918, uma iniciativa daa Associação dos Amigos do Arquivo Histórico-Diplomático e do Instituto Diplomático, com o apoio do Instituto de História Contemporânea, editada pela Abysmo.

    A sessão foi presidida pelo Embaixador José de Freitas Ferraz, que abordou a figura de Batalha Reis na sua vertente diplomática, e contou com comunicações da Professora Teresa Pinto Coelho e do Professor Pedro Aires Oliveira que, de modo detalhado, traçaram um retrato de Jaime Batalha Reis, personalidade multifacetada, referindo algumas das suas missões mais importantes enquanto diplomata e as suas actividades em muitas outras áreas do saber, nomeadamente científicas, em que Jaime Batalha Reis teve também acção de relevo.

    Gabinete das maravilhas

    Gabinete das Maravilhas os Atlas e Códices dos Melhores Arquivos e Bibliotecas do Mundo

    O Gabinete das Maravilhas: atlas e códices dos melhores arquivos e bibliotecas do mundo

    Dia 29 de Abril às 18 horas no Arquivo Nacional Torre do Tombo Conferencia Inaugural da Exposição com apreseça do Secretário De Estado da Cultura Dr. Jorge BArreto Xavier

    I Curso - a Grande Guerra 1914-1918

    I Curso - a Grande Guerra 1914-1918

    O Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa organiza em conjunto com a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, entre os dias 6 de Maio e 3 de Junho o primeiro curso sobre a Grande Guerra 1914-1918 para mais informação consulte:
    Follheto
    Boletim de Inscrição

     

    Please publish modules in offcanvas position.